2 de ago de 2013

O DESAFIO DE SER MÃE NO MUNDO ATUAL



Vivemos em um mundo cheio de informações, por todos os lados estamos o tempo todo sendo bombardeados por acontecimentos, novidades e notícias do mundo inteiro. A globalização tem nos proporcionado isso. E com tanta facilidade o tempo parece escasso para tudo que temos que realizar.

Falar da palavra de Deus para os nossos filhos não deve ser um ritual nem mesmo uma obrigação. Ensinar seus valores, seus segredos, sua direção que está contida nessa herança é uma das funções que os pais tem para entregar as próximas gerações. É necessário que seja algo incorporado na família naturalmente, assim como é o acordar, levantar, tomar o café e realizar todas as outras tarefas que o dia nos obriga.

Ser mãe é sempre um desafio e não existe uma receita pronta que venha dar certo em todas as famílias. Cada família é um núcleo com suas singularidades, características e história. Por isso o que dá certo na minha vida, muitas vezes não dará necessariamente na sua. Existe apenas um segredo que esse sim, é a chave para que todas as famílias venham ser felizes apesar das diferenças.A fé na Palavra de Deus. A comunhão com Deus, uma vida de aliança e intimidade fala mais que mil palavras e discursos. 

Sou uma mãe de dois adolescentes. Meu filho mais velho tem hoje 15 anos meu caçula 12 anos. Eles são para mim herança do Senhor, fruto do meu amor. Nasceram depois de 8 anos de casamento. Sempre os vi como almas e como responsabilidade minha. Deus me confiou essas duas pessoas em minhas mãos, para que eu desenvolva através do meu trabalho de mãe o meu melhor. Ensinar cansa e é um desafio todos os dias. Muitas vezes como mãe nos sentimos cansadas e até mesmo desestimuladas, porém Deus não erra. E quando Ele confiou em nós a vida de nossos filhos para formamos neles os valores, para ajudarmos a desenvolver uma identidade, e reforçar neles sua auto estima, Deus sabia muito bem a quem confiou tal missão. Me lembro da palavra de Deus que está escrito em Ezequiel: "Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e avisá-los-ás da minha parte." Ezequiel 3:17

Esse é o papel de toda mãe, ser uma atalaia na vida dos seus filhos, buscar por eles de madrugada enquanto estão dormindo, apresentar à Deus suas vidas, determinando a benção, seja espiritual, física, material, emocional enfim, em todas as áreas que compõem um ser humano. Deus conta com as mães nesse trabalho e muitas tem tido medo de exercer seu ministério em casa. Seus filhos são suas primeiras ovelhas e você tem autoridade no reino espiritual para determinar a benção. O blog Mães em Oração tem sido para nós um testemunho do muito que pode a oração de uma mãe.

O mundo e seus valores tem bombardeado nossos filhos com seus pensamentos, com suas idéias do que é ser feliz, do que é uma família, do que é bonito e aceitável e muitas vezes o que mundo ensina tem sido totalmente contrário a Palavra de Deus. Deus nos chamou e diz para não nos conformarmos com esse século, mas que venhamos ter nossas mentes renovadas na Palavra de Deus. É possível sim, ser uma mãe presente, entender do que eles gostam, do que eles passam e sentem, sem perder o foco. Ser de Deus, e não ter vergonha disso. 
Em um mundo tão vazio e cruel com nossas crianças e jovens, onde a violência e a pedofilia tem roubado vidas, temos que ser guardiãs das nossas casas, das nossas famílias e dessa geração. É assim que me vejo, é assim que Deus tem me mostrado o significado dessa pequena palavra, MÃE.

Patricia Costa 

Nenhum comentário: